Hoje mais uma resenha de livro irá ao ar – depois de um longo período sem ter nenhuma por aqui. Para hoje eu escolhi um livro em cima de um tema que foi ‘votado’ na comunidade do Passaneura no Facebook, então falarei do ‘O Livro Negro dos Segredos’ de F.E. Higgins.
O Livro Negro dos Segredos conta a história de Ludlow Fitch, um garoto pobre que vive na Europa em meados de 1800 que resolve fugir de sua cidade e iniciar uma ‘nova’ vida.
Tudo começa com um evento lamentável de Ludlow, que se torna a gota d’água para que ele tente mudar a sua vida. Ele reside em uma cidade considerada grande e de tão pobre que sua família é, ele é obrigado a roubar coisas para ter o que comer. O menino é explorado pelos pais, que só se preocupam em ter dinheiro para beber e em momento algum se preocupam com o filho – ou mesmo o seu bem-estar.
A sua fuga faz com que Ludlow chegue a um pacato vilarejo, onde conhecerá Joe Zabbidou e neste momento que a história realmente começa. A história é fascinante e prende a leitura de uma forma muito boa, pois é basicamente impossível parar a leitura – tanto que eu li em um único dia. O autor consegue criar o vilarejo de uma forma palpável para o leitor, com detalhes precisos, porém sem exagero do tipo que cansa a leitura. É muito fácil ‘visualizar’ cada personagem, o que eu considero algo muito bom.
Além de ter uma história fascinante e que beira a fantasia e a aventura, o livro aborda diversos fatos reais da época, como o problema de roubo de dentes e de cadáveres recém-enterrados. Você basicamente se sente transportado para a época do livro e se sente um expectador vendo tudo de pertinho.
O Livro Negro dos Segredos faz com que você reflita sobre muita coisa e quem ler o livro vai entender do que eu estou falando. Não posso dizer os melhores pontos do livro, pois se fizer isso estragarei toda a história e as ‘surpresas’ dela. Só posso dizer que é um livro que vale a pena ler 😉
Uma frase do livro que me marcou muito foi “somente as chamas do inferno serão capazes de aquecer a sua alma gelada”, que vamos combinar, é aplicável a muitas pessoas no mundo.
Alguém mais já leu O Livro Negro dos Segredos? Se sim, o que achou?
No Comments