22 In Beleza

Eu realmente preciso desse produto?

Essa é a perguntinha que sempre devemos fazer antes de comprar um produto, porém nem sempre fazemos, não é verdade? Esse final de semana eu pensei muito sobre isso, pois são tantos lançamentos legais, tantos produtos incríveis, que acabamos comprando algo que vai ficar no cantinho esquecido, ou com pouco uso… Não podemos negar que isso pode acontecer.

Outro dilema é: esse produto caro, vale mesmo a pena? Eu me peguei nesse dilema na sexta-feira, pois deixei de encomendar a paleta Naked 2 da Urban Decay. O motivo? Eu tenho tantas paletas neutras, que seria insano gastar 50 dólares em mais uma! Vocês podem pensar “mas Tatiana, a Urban Decay é superior a qualquer paleta, as cores são ótimas e a qualidade incrível” e eu sei que isso é verdade, mas devo dizer que eu estou feliz por não ter encomendado! Parece bobo? Pode até parecer, mas não agir no impulso é tão bom!

Muitas vezes eu comento no Twitter e na Fan Page que eu sou uma pessoa muito controlada nas compras, controlada ao ponto de deixar de comprar um produto que eu fiquei “namorando” por quase um ano – um exemplo é o caso da paleta da Urban Decay. Longe de mim querer que todas as pessoas sejam assim, pois cada um é cada um, mas o que eu gostaria de fazer é uma pergunta: você pensa bem antes de adquirir um produto, seja ele caro ou barato? Pare para pensar nisso um pouco, pois sem dúvida ajudará a evitar gastos desnecessários e compras que geram o famoso peso na consciência depois – quem nunca passou por isso? Às vezes, agir no impulso pode ser a chave dos problemas!

Eu gostaria muito de conversar sobre isso com vocês nos comentários, então me contem: vocês têm pensado antes de comprar um produto novo? Comprou algo que deixou encostadinho? Acho que é um tema bem pertinente, pois estamos em Dezembro e com as festas e 13º, os gastos sempre passam do “normal”.

PS: Na esfera vestuário, tem um post muito legal da Tamy lá do De Repente Tamy sobre as coleções de grifes com Fast Fashion! Indico a leitura, pois também serve de reflexão!

You Might Also Like

22 Comments

  • Reply
    Aline
    04/12/2012 at 13:19

    Eu penso bastante.
    Tenho separado no orçamento uma $ só para essas loucurinhas. Se o que eu quero é mais caro do que o que eu tenho reservado, sinto muito, mas eu fico sem.

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/12/2012 at 18:32

      Eu faço isso também!
      Por exemplo, em setembro foi o meu aniversário, não comprei naaada pra mim, mas separei uma graninha para quando surgisse algo hehehehe
      Beijos Aline!

  • Reply
    Danielle Kahl
    04/12/2012 at 13:44

    Esse é um tema que merece mesmo reflexão. Há alguns meses atrás andei pensando nisso e cheguei a conclusão de que o que quero e vou usar, por mais que custe, vale o meu investimento.
    Passei a agir de acordo com isso pois me peguei em um momento desvairado, onde tudo que via eu comprava porque era “legal”, não útil, sabe? E muitas coisas eram repetidas e baratinhas, mas que não satisfaziam minhas expectativas e acabavam ficando encostadas. Um dia parei para juntar tudo que eu tinha me arrependido de ter comprado (por ter sido impulsiva), fiz as contas (baratinho, né?) e quase caí da cadeira.

    Decidi então que eu pago, por exemplo, 400 em um único produto, mas não pago mais 10 em um legal, mais 30 em outro legal, pois tudo isso somado me fez querer chorar pra ter o dinheiro de volta!
    Tem coisa barata que funciona, sim! Mas tem coisa que não adianta e não vale a pena. Hoje prefiro pagar mais caro numa quase certeza do que testar n baratinhos que, no final, saem mais caro que o tal um. Por incrível que pareca, desde que comecei a agir assim, não chorei nenhum centavo do que gastei até agora (por mais que custe).

    Então o consumo consciente é relativo. Há quem pense que ser consciente é consumir menos, eu penso que consumo consciente é comprar algo que valha a pena investir seu dinheiro, algo que você realmente vá usar.

    E é como você disse: se tem várias das mesmas coisas que cumprem bem o papel, pra que gastar mais com mais dos mesmos? Agora, se você tem 10 mas vai usar todos os 11, ok, vale a pena também, rs. Hoje em dia prefiro acertar com “um” (naquelas) e ficar por aí mesmo.

    Bjs!

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/12/2012 at 18:31

      Oi Dani!
      Eu tenho feito isso, eu parei de “ah, é baratinho, vou me jogar”. Sempre tem algum parente que viaja e claro, eu aproveito para encomendar coisas legais. Antigamente eu separava um valor x para as encomendas e me acabava em produtinhos de farmácia, tinha vários produtos, mas muitos não cumpriam o que eu realmente curtia. Dai comecei a investir o mesmo valor, porém em menos produtos, mas de qualidade e juro, tem tempo que eu não me arrependo de uma compra.
      Antigamente eu me acabava em bases mais em conta, tipo Maybelline e similares, elas são ótimas, claro, mas nunca o tom ficava certo em mim, dai eu tinha 20 bases baratinhas em tom errado e nenhuma em tom certo. Decidi que iria começar a investir em bases no tom certo e não me arrependo. Hoje em dia a minha favorita da vida é a da Lancôme, paguei 39 dólares- o que daria umas 4 bases de farmácia -, mas ela é no tom perfeito da minha pele, ou seja, USO SEMPRE!
      Acho que consumir é isso, a gente não se arrepender depois! Pode ser que a pessoa gaste 1000 por mês em cosméticos e use feliz da vida, não se arrependa, dai não é errado… Sei lá, o pior, na minha opinião, é gastar, mesmo que 1 real e depois se arrepender, pois achou o investimento ruim 🙁

      • Reply
        Danielle Kahl
        05/12/2012 at 07:54

        Sem dúvidas, Tati. Compartilho do mesmo ponto de vista.

        Você falou de bases e me vi tanto no seu comentário, kkkkkk. Já caí na besteira, também, de comprar várias baratinhas que não tinham acabamento legal na minha pele mista e extrema (estupidamente oleosa no nariz e ressecada nas bochehas). Um mooonte pra jogar fora, aqui, até que acertei na Dior Skin Nude. Tenho também a Teint Miracle e fica linda na pele, mas quando uso protetor solar junto deixa minha pele bem oleosa então deixo pra dias bem fechados e por ultimo acabei comprando a Matchmaster, que é perfeita pra mim, também. Agora estou com as 3 e não vou mais investir em nenhuma, até acabarem (ou vencerem =( ). Chega de baratinhos que saem caro, rs. Se for ver o tanto de coisa pra dispensar, aqui, certamente saíram bem mais do que essas 3, rsrsrs.

        Bjs!

        • Reply
          Tatiana Michels
          05/12/2012 at 17:24

          Mas é bem assim mesmo! Eu estou com CINCO bases abertas, todas ótimas, mas já prevejo que não vou conseguir usar todas até o fim né :'(

  • Reply
    Marvin
    04/12/2012 at 14:08

    Tati, sua linda, que post mais útil!

    Eu também tenho me controlado ultimamente, embora em alguns casos acabe agindo por impulso. Mas por sorte, não tenho me arrependido destes últimos impulsos, o que acredito que seja um bom sinal.

    Acho que é preciso pensar bem ao comprar algum cosmético, ainda mais se for barato, porque o preço mais baixo estimula ainda mais o impulso. E sabe como é, né? De grão em grão…

    =)

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/12/2012 at 18:27

      Oi Marvin!
      Eu também acho que o estrago maior são os baratinhos. Aqueles que a gente pensa “ai, nem sei se vou usar, mas poxa, só x reais, então vale a pena”, e quando a gente vê tem 839499432 produtos baratinhos acumulados… é tenso hahahaha
      Beijo enorme!

  • Reply
    Kika Del Piero
    04/12/2012 at 15:53

    Eu sempre faço isso… o chamado ” vou pensar se preciso”.E quando vendedor fala : “Olha pode acabar” , sempre falo ” se for pra ser meu será”
    Eu namoro várias peças e independente do preço, a muito tempo queria um casaquinho da Marisa, mas não achei que ele valia 70 reais.. hoje, vejo ele na arara por 39 e ainda penso se quero. Na real acho que desisti. Mesmo a coisa sendo barata se for pra ficar parada, qual a função??
    Pode custar 2 reais ou mil.. pra mim tem que ter função. Esse ano desisti de todos os vestidos lindos de paetê, se eu nem curto nem em ir em casamento, pra que ter um vestido de paete?? Se precisar um dia, eu sei onde encontrar , vou e compro.
    Antes de ler o seu posto estava pensando que bem poderia ser a louca do crediário e nem ligar, comprar aquele ipod que eu quero mesmo em 10X.. depois pensei, e vi que não tenho esse tipo de loucura, sou racional demais com minhas finanças..

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/12/2012 at 18:25

      Oi Kika!
      É muuuuito bom ser controlada!
      Muita gente deve pensar que eu gasto muito em cosmético, mas quando eu tenho que comprar algo eu compro eletrônico!
      Penso, pesquiso e só depois de muuuuito pensar eu adquiro. Eletrônico sempre é algo que eu uso, tipo computador, celular e afins, mas não faço loucura, se eu não posso comprar deixo pra lá e pronto.
      Quando você falou de roupa eu me lembrei de um jeans que eu comprei na Renner há uns 4 anos e pasme, NUNCA USEI! Não me veste bem e até hoje eu nem sei o motivo de ter comprado…

  • Reply
    Marcia
    04/12/2012 at 18:03

    Oi, então eu me acho controlada hoje. Ainda faço compras caras, mas hoje elas são bem pensadas e planejadas. E tenho regras mais rígidas para cosméticos: como a minha coleção está grande para um pessoa, se algo de um gênero entra, um do mesmo deve sair. Assim, namorei por três meses a paleta pro de vermelhos da mac, comprei-a. A vista, guardando dinheiro antes de fazer a compra. E já separei 6 batons que sairão da minha coleção, já que comprei a paleta para usar até o final. Seguindo estas regras, já consegui terminar com bases, pó e até sombras.
    Investigo o que quero antes de comprar, leio resenhas, faço listas. E já deixei de comprar muita coisa que eu queria, simplesmente por que eu cheguei a conclusão de que eu não precisa daquilo.

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/12/2012 at 18:22

      Oi Marcia!
      Adorei o seu sistema para novas compras, incrível mesmo!
      Eu tenho muita coisa – ou deveria ter – pois tenho blog e acabo recebendo produtos, mas sempre, sempre, sempre mesmo, eu separo o que eu REALMENTE vou usar e o que eu tenho parecido, ou que sei que não vou usar tanto e dou para alguém que eu SEI que vai usar. Faz um bem danado, pois eu morro de dó de ver bom produto acumulado 🙁
      Beijo enorme e parabéns pela compra da paleta da MAC

  • Reply
    Lorrainnè
    04/12/2012 at 19:33

    Nossa Tatiana você falou tudo agora… Eu antes comprava mil paletas, pigmentos, até que me deparei com um gaveteiro cheio de produtos semelhantes… Hoje em dia penso mil vezes se vale realmente a pena…
    Muito bom o seu post.

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/12/2012 at 19:41

      Obrigada!
      A melhor coisa é pensar muuuuito antes de comprar né?
      Beijão!

  • Reply
    Gabi
    04/12/2012 at 20:40

    Nossa Tati! adorei o post 🙂 achei super útil tbm.Pra mim maquiagem e esmaltes são um perigo no quesito de gastar haha, mas eu acho que até me controlo, tipo no black friday estava LOOUCA para comprar uns batons na Lime Crime, até tinha botado no carrinho e já ia pagar, mas ai fiquei pensando: eu preciso mesmo de mais batons? eu estou com taaantos (30, pra mim é muito dificil usar tudo!) Então deixei de lado, mesmo ainda sendo um sonho comprar aqueles batons mara *-* E sombras eu tinha comprado uma de 120 cores ai no meu niver ganhei uma de +/- 50 cores e depois minha prima me deu uma de +/- 50 cores tbm da VS, então pensei também em desapegar de uma, vendi ela pra uma amiga.Acho que a gente tem que saber gastar dentro do que a gente pode e também tentar ao máximo deixar de lado o exagero, tipo coisas repetidas… bjs!

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/12/2012 at 21:38

      Nossa, na Black Friday e fiquei com uns esmaltes da Lancôme abertos para comprar e não comprei, uma vitória hahahaha
      Falou tudo: temos realmente que deixar de lado o exagero, acho que esse é o veneno da coisa 🙂
      Beijo enorme Gabi!

  • Reply
    Nelma
    05/12/2012 at 10:30

    Olá, Tatiana!

    Gostei muito do seu post! Me pareceu adequado, especialmente para a época do ano.
    É mesmo interessante fazer como um “exame de consciência” antes de efetuar as compras, especialmente as não programadas e de produtos baratinhos com preços muito atraentes. Penso que vale muito à pena controlar os gastos, o que dá uma certa tranquilidade financeira. Parece bacana também o fato de fazermos várias coisas na vida de forma parecida. Assim, se não controlamos os impulsos nas compras, é provável que também não controlemos outros impulsos em nossa vida, que depois nos deixam magoadas por tê-los feito.

    Obrigada por compartilhar um tema tão bacana.
    Beijo.

    • Reply
      Tatiana Michels
      05/12/2012 at 17:26

      Oi Nelma!
      Muito bem colocado, se agimos com impulsos nas compras, acabamos agindo assim em outras esferas da vida também.
      Nossa, nem fala, essa é poca é a mais complicada, pois muita gente gasta rios de dinheiro e fica endividado no próximo ano 🙁
      Beijo enorme!

  • Reply
    Giselle
    05/12/2012 at 13:19

    Oi Tai, muito útil seu post.
    Claro que já passei por isso, comprar por impulso, me arrepender e o produto ficar encostado no guarda-roupa ou na gaveta, até com esmalte (que é a minha paixão), comprei cores que nem tinham me encantado muito e detestei o tom. Mas depois de muita “cabeçada” hoje penso bem antes de sair comprando. Recebo meu salario, pago todas as contas e o que sobra eu guardo pra quando eu realmente quiser e precisar comprar algo que vale a pena, mesmo que seja um pouquinho mais caro. Também, nada de comprar na primeira loja que ve, saio e pesquiso preços. Nem que eu precise voltar na primeira loja, se o preço está mais em conta, vela a pena “bater” perna.
    Já coloquei várias coisas na minha cesta de compras e devolvi todas pensando que já tinha o sufiente em casa, no caso foi produtos de beleza, tenho tantos que nem consigo usar todos, mas sempre tenho uma queda por eles, ainda mais se for lançamento, quero experimentar todos, mas tenho me controlado ao máximo pra não sair gasto desnecessariamente.
    Mesmo pra nós que já estamos nessa fase mais controlada, seu post émuito útil mas sempre ficarmos ligadas antes de comprar algo, afinal, nós mulheres não resistimos a roupas, calçado e produtos de beleza, não!
    É uma tentação!!! Beijão Tati, seu site é D+!!!

    • Reply
      Tatiana Michels
      05/12/2012 at 17:23

      Oi Giselle!
      Eu tanho muito esmalte eu comprei no impulso e fica no cantinho. Quando o esmalte era baratinho eu pensava “ah, só um real, vou levar um monte” e eu nunca usava ¬¬ hahahaha
      É muito bom pesquisar preços, pois quando a gente compra algo é porque vale a pena e não tem porque comprar mais caro né? Eu adoro pesquisar também, para não me arrepender de pagar um valor x depois hehehe
      Beijo enorme ♥

  • Reply
    Assunção!!!
    06/12/2012 at 13:54

    Muito bom o post Tatiana!
    Precisamos rever, ver se realmente precisamos daquela maquiagem, ou daquele produto. Mas vou te dizer, tem horas que é bem difícil se controlar, as vezes compro no impulso mesmo, depois que descobrir blogs com pronta entrega, tive que tomar mais cuidado. Ultimamente depois de ler post como o seu, penso se vale a pena ou não, e prefiro também comprar um produto que seja de boa qualidade, pois comprava vários baratinhos, e quando ia ver estava lotada de coisas, acabava dando, sempre verificando a data de validade, e se estava sem uso e bem fechado. Pois já ganhei produtos de parentes com validade vencida e já estragado, fiquei furiosa, minha mãe que trouxe então e não viu, ficou mais ainda.
    Bjs Tatiana, mas vira e volta sempre faça post assim, pois necessitamos lembrar que o consumo deve ser consciente.

    • Reply
      Tatiana Michels
      06/12/2012 at 17:22

      Eu vou tentar fazer um sempre que eu deixar de comprar algo que queira muuuuito, pois acho que pode servir de inspiração para pensar né?
      Nem fala, eu tenho investido mais, pois assim, se você quer um esmalte x importado (só um exemplo), compra 10 nacionais e nem são tão parecidos, não era mais jogo comprar logo o importado? Eu ando pensando assim, mas mesmo quando decido comprar é depois de muita análise se a coisa vale mesmo a pena ou não hehehe
      Beijo enorme!

    Leave a Reply