Quase tão importante quanto saber que roupa usar em cada situação é apostar em peças com a modelagem certa. Isso porque não importa se você está com a camisa e a calça mais lindas da estação… Se elas não estiverem bem no seu corpo, a produção vai por água abaixo.
Por isso, fiz um resumo com as principais dicas de como usar, como comprar e como escolher a melhor modelagem… Espero que vocês gostem:
Calça social: tecidos naturais – algodão e linho – têm o melhor caimento e são muito mais confortáveis em contato com a pele do que os sintéticos. A barra deve ficar a um dedo do chão. Meça descalça para garantir que fique direitinho. Se for apostar nas curtinhas, o ideal é que fiquem na altura do ossinho do tornozelo. Quando quiser investir em tons claros, fique atenta ao forro, que precisa ser bem grosso. Se dá para ver os bolsos, por exemplo, é transparente demais. Calcinha então, de jeito nenhum, ok? Outro cuidado importante com a calcinha: aposte nos modelos sem costura. É feio demais usar a calça social com aquelas calcinhas que marcam muito e acabam dividindo o glúteo em quatro.
Calça jeans: a barra varia de acordo com o modelo, mas o importante é que o tecido fique reto, com caimento. Nada de barra “empapuçada”, ok? Uma solução bacana é dobrar a barra…fica charmoso e atual. Cintura muito apertada é deselegante e faz você parecer gordinha. Ela deve ficar sempre bem ajustada e de preferência, a – no máximo – três dedos abaixo do umbigo.
Shorts: short curto demais é feio, meninas! Por mais lindo que seja o seu corpo, sempre acaba ficando vulgar. O ideal é que ele termine daquele ponto onde as coxas se encontram para baixo. Mais curto que isso não fica bacana! Outro ponto fundamental é que o short seja soltinho. Unir o mini comprimento com modelagem ajustada não dá certo. Soltinho, ele fica mais chique e deixa você muito mais bonita.
Numeração: o erro mais comum das mulheres é se tornarem escravas da numeração. Não adianta, meninas! No Brasil é uma bagunça, por isso, vá de acordo com o que fica bem em você e deixe a numeração apenas como uma base. Por exemplo, seu número oficial é 40, mas suas coxas são grossas? Aposte em uma peça 42 ou 44 e mande ajustar a cintura. Peças apertadas demais são destruidoras de produções bacanas.
Cavalo: o cavalo faz uma imensa diferença no resultado final da sua produção. Ele tem que ser confortável e nunca curto demais. Jamais deve marcar suas formas, ok? Tanto pela estética quanto pela saúde, essa dica é fundamental. Ele deve ficar certo ou levemente mais baixo (caso das peças boyfriend e saruel).
Túnica: a ideia da túnica é ser soltinha, por isso, barra justa não rola, ok? É preciso ter movimento, deixar você confortável.
Camisa: com a camisa vale o mesmo princípio da numeração… o importante é que os botões fiquem bem fechados, não importa a numeração. Se você precisar comprar um número a mais, compre e leve para ajustar ombros, mangas e cintura.
Blazer/jaqueta: é fundamental que as mangas estejam corretamente posicionadas, ou seja, exatamente na linha dos ombros, mesmo que as mangas tenham algum efeito diferenciado (essa dica também vale para as camisas). Para que fiquem femininas, é bacana que essas peças mais pesadas sejam levemente (ou bastante) acinturadas. As mangas não devem ser nem apertadas nem super largas. Devem contornar os braços de perto, mas sem tocar na pele. Também é importante que a peça fique bem posicionada nas costas, sem aquele excesso de tecido. Se precisar, mande fazer um ajuste na costureira.
Beijos e até a próxima sexta.
Thais Baggio Consultora de Moda e Estilo
moda@passaneura.com http://twitter.com/thaisbaggio (dicas diárias sobre moda e estilo)
Créditos da Matéria:
Texto: Thais Baggio
Editoração gráfica: Tatiana Michels
Imagens: Getty Images
9 Comments
Ani
16/03/2012 at 10:49Muito boas essas dicas. Agora entendi, tem gente que compra a roupa pelo n° sem experimentar, daí fica aquela coisa que a gente vê pelas ruas, um monte de banha saltando pra fora das roupas. Sempre acho legal experimentar, porque, né, até sapato às vezes muda o tamanho de fabricante para fabricante.
Thais Baggio
16/03/2012 at 18:53Exatamente, Ani!!!!
Experimentar sempre vale a pena 😉
Bjssss, Thais
Rosely
16/03/2012 at 18:14Amei as dicas Thais…demais, bjoo!
Thais Baggio
16/03/2012 at 18:54Oieeeee……que bom que gostou 😉
Bjsssssssss, Thais
Assunção
28/03/2012 at 19:24Adorei as dicas! Mas me tira uma dúvida para sua leitora, leiga leiga, o que é cavalo? Eu não consegui identificar. Desculpe.
Tatiana Michels
28/03/2012 at 19:25Oi Assunção. Até onde sei cavalo é a parte do fundo da calça até o cós 🙂
Thais Baggio
04/05/2012 at 21:08É isso mesmo que a Tati falou, Assunção!
Bjssss, Thais
valdenisalima
09/04/2012 at 15:19gostei achei maravilhoso todas as dicas.
Thais Baggio
04/05/2012 at 21:07Que bom, que gostou……obrigada pelo carinho.
Bjsssss, Thais