Depois dos posts com sugestões de looks para as festas de fim de ano, choveram emails pedindo dicas de vestidos para as formandas. Em primeiro lugar, super obrigada pelo retorno, meninas!! É bom demais receber esse feedback de vocês.
Pra deixar as sugestões mais diretas, separei os vestidos por tipos de corpo. Uma proposta de longo e outra de curto, afinal, foi-se o tempo em que era proibido se formar com as pernas de fora. Os modelos também valem para as convidadas, ok?
Ampulheta (ombros e quadril com as mesmas medidas e cintura fina): o famoso corpo violão.
1) Você tem a melhor das silhuetas. Aproveite para usar vestidos que valorizem suas formas, como os modelos “sereia”, que marcam bem o busto, a cintura e a linha do quadril.
2) O corpo tipo silhueta precisa tomar cuidado, pois chama muito a atenção e pode acabar ficando com o visual vulgar. Por isso, quando for apostar nos curtinhos, escolha modelos mais soltos, com a cintura marcada levemente e com decotes comportados, mas atuais, como o de um ombro só.
Muito busto: o principal é dar sustentação aos seios.
1) Esse tipo de decote tem dupla vantagem – sustenta super bem o busto e ainda deixa seu colo lindo!!!! Tanto que dispensa colar. Se fizer questão, fique com os modelos longos, ok?
2) As alças mais grossas são perfeitas pra você, pois além de permitirem o uso do sutiã, deixam a produção estilosa e atual. Um curto soltinho e levemente acinturado é ótimo pra deixar você chiquérrima e confortável a noite toda pra dançar muito!!!
Oval (cintura maior do que ombros e quadril): é preciso tirar a atenção da linha do abdômen.
1) Dê destaque às pernas com a barra transparente e a sandália poderosa. A cintura levemente marcada afina a silhueta (nada de usar vestidos muito largos, ok?) e o decote chama a atenção para o colo.
2) Quem está acima do peso não precisa ficar se escondendo atrás de roupas escuras. Elas são lindas, mas não devem ser a única opção. Um t-shirt dress de paetês dourado, por exemplo, é lindo e acompanha as formas sem marcar. O salto alto é fundamental nessa noite especial, né? Os mais grossos garantem mais conforto e segurança.
Pêra (ombros menores do que o quadril): vamos equilibrar a silhueta dando destaque para a parte de cima do corpo.
1) Invista sempre na sua cintura, que é fininha, mas nada de apertar, ok? Só precisa marcar a área. Se apertar demais, quem acaba se destacando é o quadril. A parte de baixo deve ser sempre soltinha.
2) Vestidos com tons mais claros em cima e mais escuros embaixo são perfeitos pra quem tem a silhueta do tipo pêra. Invista sempre! Salto alto é fundamental pra alongar.
Pouco busto: decotes poderosos e volume aumentam a região.
1) Efeitos como drapeados e plissados são tudo de bom pra dar a impressão de seios maiores. Aposte sempre!!
2) Outro truque bacana é investir em peças com o decote V e detalhes de volume como bordados, babados, rendas, brilho, etc.
Retângulo (ombros, cintura e quadril com a mesma medida): é preciso criar curvas.
1) Marcar a linha da cintura é fundamental pra quem tem o corpo com essa silhueta. Aliado a isso, o vestido ainda conta com ombros destacados e decote “gota”, super charmoso.
2) Apostar em tecidos estruturados vale super a pena, pois eles moldam o quadril. Mas não esqueça de marcar a cintura, ok? Do contrário, sua silhueta ficará ainda mais retangular.
Triângulo invertido (ombros maiores do que o quadril): agora é hora de destacar a parte de baixo do corpo.
1) Como seus ombros são largos, usar vestidos com volume localizado no quadril equilibra a silhueta. Neste longo, por exemplo, os bolsos (tendência em alta para vestidos de festa) ampliaram a parte de baixo do corpo.
2) Outro truque bacana é apostar em tons claros na parte de baixo e mais escuros na parte de cima. Como neste tomara-que-caia, onde a renda preta deixou o colo mais discreto e a saia em tom vibrante deu proporção ao quadril.
Espero que tenham gostado das dicas, meninas!! Agora é hora de arrasar nas festas.
Beijos e até a próxima sexta!
Thais Baggio Consultora de Moda e Estilo
moda@passaneura.com http://twitter.com/thaisbaggio (dicas diárias sobre moda e estilo)
Créditos da Matéria:
Texto: Thais Baggio
Editoração gráfica: Tatiana Michels
Imagens: Getty Images
3 Comments
shamps
16/12/2011 at 16:23Dicas maravilhosa, já me descobri nesses formatos aí. Já posso arrasar. *-*
Thais Baggio
17/12/2011 at 21:32Oi, shamps!!!
Prontíssima pra arrasar então? É isso aí!!!!!
Bjsss, Thais
N
31/12/2011 at 00:18Adorei o post, mas tenho uma dúvida… Comprei um vestido de paête do mesmo tipos desses das fotos (curto, vai até o joelho), e como sou formanda, vc acha que ele seria uma boa pedida pro dia da minha colação de grau? Obrigada! Feliz 2012!!!