Acredito que todos já saibam o quanto eu sou apaixonada por fotografia, pois até um desafio semanal eu fiz aqui no site, onde ficarei um ano tirando fotos semanalmente. Essa minha paixão por fotografia começou de uma forma engraçada: após perder muitos registros de momentos importantes, resolvi investir em equipamentos para isso. Tenho pouquíssimas fotos de quando eu era pequena, então hoje em dia eu meio que quis tirar o atraso e acabo tirando foto de tudo – quero registrar cada momento e realmente gosto disso.
Muita gente me pergunta sobre câmeras digitais, se vale a pena investir e coisas assim. Eu sempre digo que vale a pena investir em câmeras, mas o foco principal é saber identificar que tipo de equipamento você precisa. Não adianta comprar uma câmera profissional sem saber manuseá-la, assim como não adianta ter uma câmera compacta para fazer fotos profissionais. Deu para entender a lógica, não é mesmo?
Então a primeira coisa que devemos fazer é analisar para o que vamos usar a câmera. Hoje em dia tem uma infinidade de opções e com um pouco de paciência sempre encontramos o que é ideal para o que precisamos.
Na semana passada, a loja Dual Tech me convidou para escrever um post sobre câmeras digitais, então hoje mostrarei alguns modelos e explicarei para o que pode ser usado – uma forma de esclarecer e ajudar quem pretende comprar um equipamento novo.
Este é o tipo de câmera para quem gosta de equipamentos menores, mas que ao mesmo tempo quer fotos bacanas. Essa câmera é compacta, porém tem 14.1mp. Faz vídeos em 720p e o melhor detalhe: tem visor frontal para fazer autorretrato.
Esta câmera serve bem para quem precisa de uma câmera para o blog, pois como tem visor frontal é perfeita para fazer fotos de tutoriais e resenhas.
Principais características:
- 14.2mp
- Visor frontal (facilidade para tirar autorretrato)
- Filtros de inteligente de cores (preto e branco, miniatura, olho de peixe, etc.)
- Zoom optico de 5x
- Filmagens em HD a 30 fps
- Reconhecimento inteligente de face (prioriza o foco no rosto da pessoa)
- Lente grande angular de 26mm (tem um maior ângulo de cobertura)
- Exclusivo editor “magic frame”. A câmera tem opções de colocar molduras e criar efeitos na foto sem a necessidade de um computador.
Quem quiser comprar essa câmera na Dual Tech e se lembrar de mencionar que viu o Passaneura, eles darão: tripé, cartão de memória de 4GB e capa de proteção 😉
Outras opções:
Eu sou fã de carteirinha de Nikon, pois a minha câmera é desta marca – então posso dizer com propriedade que é uma marca confiável, mas a Canon também é. Após ter uma câmera compacta, normalmente sentimos necessidade de fazer uma transição entre câmera compacta e câmera profissional e é ai que entram as câmeras semiprofissionais (comigo foi assim).
As câmeras semiprofissionais nos preparam para ter uma câmera profissional, pois elas possuem funções bem parecidas com as suas sucessoras, mas com um visual mais compacto e de fácil entendimento. A qualidade das fotos é infinitamente melhor que de uma câmera compacta, porém numa câmera de tamanho médio.
Essa P500 é realmente muito boa. O meu sogro acabou de adquirir uma e fiquei boquiaberta com a qualidade das fotos desta câmera e com a qualidade do vídeo.
No início do Passaneura eu usava uma semiprofissional, a Kodak Z1012 (descontinuada). Em minha opinião, dá para ter uma semiprofissional pelo resto da vida, pois não são todas as pessoas que gostam tanto de fotografia ao ponto de sentir necessidade de ter uma profissional. Então nessas horas indico o investimento de uma semi de uma boa marca, como Nikon e Canon.
Outras opções:
Estas são para as pessoas que já passaram pelas duas etapas anteriores (compacta e semiprofissional) e continuou com a necessidade de melhorar a fotografia. As câmeras profissionais são fascinantes e claro, viciantes – digo viciantes, pois é impossível não investir em equipamentos para elas (objetivas, flash, etc.).
São câmeras com fotos de qualidade profissional, literalmente, e desde que adquiri a minha não me arrependo nem um minuto – na verdade, já investi pra caramba nos equipamentos pra ela, hehehe.
Outras opções:
Uma dica importante: sempre o manual da nossa câmera é o nosso melhor amigo, então sempre tire um tempinho para analisar e entender todas as funções do equipamento, para usar tudo o que a câmera pode fazer. Muitas vezes queremos trocar de câmera por conta de uma função que, na verdade, a nossa atual câmera possui e apenas não sabemos usá-la.
Bem, fiz um guia bem básico para a aquisição de câmeras, mas espero de coração que ajude quem tem dúvida sobre este assunto – e também agradeço a Dual Tech pelo convite para escrever o post. A loja aceita pagamento digital e no cartão pode ser parcelado em 12x – no caso do depósito antecipado o frete é gratuido!
Uma ótima quinta-feira para todos e boas fotos!
PS: Na próxima semana irá ao ar um post comparativo com fotos da semiprofissional da Nikon com uma profissional. Assim falo mais sobre estes dois modelos de câmera 😉
24 Comments
Gih**
17/11/2011 at 13:12menina do céu kkk você leu meus pensamentos e criou este post estava mesmo atrás de informações referente a câmeras digitais é que ganhaei uma viajem (delicia) kk pra Porto Seguro e queria uma câmera que registrasse todos os momentos… lendo percebi qual o modelo é melhor pra mim que não tenho muita habilidade mas amo fotografias também o/
Tatiana Michels
18/11/2011 at 00:56Oi Gih!
Que bom que gostou *-*
Beijão!
Larirodrigues
17/11/2011 at 14:10Estou doida por uma câmera semiprofissional, e sempre recomendam a Canon e a Nikon… vou olhar com carinho essa q vc falou (presente de natal, quem sabe, rsrsrs)
Muito boas as dicas =D
bjos
Tatiana Michels
18/11/2011 at 00:57Oi Lari!
Eu sempre recomendo Canon ou Nikon, pois são superiores na qualidade 😀
Essa P500 é muito boa. O meu sogro acabou de adquirir uma e a qualidade das fotos é uma coisa. Semana que vem farei um comparativo entre a P500 e uma profissional pra vocês terem uma ideia mais real 😀
Beijos!
Danielle Kahl
17/11/2011 at 16:39Adorei o post! Adorei mesmo!
Desde que fui para Dresden, enfiei na cabeça que queria porque queria uma camera não compacta. Sou amante da arte barroca e foi uma pena não poder captar melhor a arquitetura da parte velha da cidade. Pretendo adquirir uma e aprender a usá-la para poder captar a beleza dos lugares em detalhes (depois que eu adquirir uma camera assim, quero ir a Dresden de novo, só p fotografar).
E pelo seu post, uma semi profissional caberia super bem às minhas necessidades (e capacidades, a principio).
Gostei =D
Tatiana Michels
17/11/2011 at 16:47Oi Dani!
Por ai você acha umas bem em conta. Eu super indico a P500, pois tem um zoom muito bom e é ótima pra detalhes. Eu vou dar uma fuçada na do meu sogro e farei um comparativo entre ela e a minha profissional, quem sabe te ajuda mais né? 😀
Eu sei bem como é essa frustração. Eu passei por isso no mundial de futsal em 2008. Nós ficamos amigos dos jogadores da Itália e fomos em todos os jogos, mas quem disse que tenho fotos boas para guardar de recordação? Traumatizei legal, hoje em dia não consigo mais usar compacta por isso 🙁
Beijão!
Lucia Souza
17/11/2011 at 21:43Tati, adorei as dicas.
Eu amo fotos mas ainda nao estou preparada (hahaha) para ter uma semi profissional.
Tenho uma Sony W350 e estou muito infeliz com ela; pela 1ª vez acontece isso.
Tudo original, vinda de Miami e “bichada”.
Saudades das que comprei na Galeria Pagé.
Bjs
Tatiana Michels
18/11/2011 at 00:25Oi Lucia!
É tão complicado isso né? Eu tive uma compacta e perdi muitos momentos importantes pela falta de possibilidade de fotos mais “espontâneas”.
A solução foi a semi – que é boa quase como uma profissional, mas com cara de compacta, sabe?
Eu acho elas bem fáceis de manusear e já nos primeiros dias já estava tirando fotos lindas 🙂
Beijão!
Camila
18/11/2011 at 11:11Eu tenho uma Canon SX30IS e sou apaixonada por ela! 😀 MINHA VIDA! 😀
Tatiana Michels
18/11/2011 at 15:22<3
Carol
19/11/2011 at 09:39Tenho a Samsung, e ela é muito boa mesmo! adoro minha filha hihihi
Tatiana Michels
19/11/2011 at 10:57Câmera é bem isso, como se fosse filho hehehe sinto o mesmo pela minha *-*
Liane B.
21/11/2011 at 15:28Gostei muito do post, também adoro fotografar, e pretendo, com o tempo, adquirir máquinas cada vez melhores, gostei muito destas sugestões.
Aproveito para dizer que adoro teu blog, quase nunca comento, mas amo demais as tuas resenhas e principalmente as tuas fotos! A nitidez e a riqueza dos detalhes dos produtos é impressionante, e logo imaginei que a tua máquina deveria ser mesmo uma profissional, além é claro, da competência perfeita da fotógrafa!!
Bjos!
Tatiana Michels
21/11/2011 at 15:31Own, obrigada Liane *-*
Seja bem-vinda aos comentários 🙂 Fico feliz em saber que gosta do Passaneura <3
Beijo enorme!
Emanuelly
23/11/2011 at 11:41OI Tati,adorei seu post sobre cameras,eu tenho uma sony cybershot daquelas rosas,vc acha q tbm é tao boa como a primeira q vc mostrou?para blogs e fotos casuais?
Bjuus
Tatiana Michels
23/11/2011 at 12:11Oi Emanuelly!
Para o Passaneura eu comecei com uma Kodak Z1012 que é semi.
Beijos.
Patrícia
25/11/2011 at 23:24Oi Tati!
Estou sempre conferindo as novidades que vc posta, gosto muito do blog! Normalmente não comento, mas hj acho que posso dar uma contribuição ao post 🙂
Na verdade, as câmeras do tipo da P500 não são consideradas semiprofissionais, são amadoras mais avançadas, chamadas de ultrazoom.
Eu tive uma Sony H5 (amava!!) e a comprei achando que era semi, inclusive os vendedores falam isso… mas não são, e só fui descobrir isso quando fui fazer um curso de fotografia e comecei a procurar uma câmera legal para comprar… acabei me decidindo pela Nikon D90 (amor da minha vida rsrsrsrsrs), e olha só, o mercado de fotografia diz que esse modelo é considerado uma “profissional de entrada”, sinônimo de semiprofissional! Rsrsrsrs!!
Isso por conta do tipo de sensor, que é menor que o da D7000, que você citou… o sensor desta é maior (FX) que o da D90, D5000, D5100 (DX)… então, todas as que possuem esse sensor diminuido, mas com troca de objetivas e obturador mecânico, são semiprofissionais… o que não acontece nas ultrazoom, que possuem obturador e diafragma eletrônicos, e por isso mesmo (além do fato de não usarem lentes com a mesma qualidade), não produzem fotos com a mesma qualidade das semi ou das profissionais.
Com relação às câmeras amadoras compactas, acho que é melhor sempre procurar por exemplos de fotos na net… sempre que algum amigo me pede dicas de qual comprar, eu procuro por resenhas no site Dpreview e por fotos no Flickr… dá pra ter uma boa ideia sobre a qualidade da máquina, pois o que mais importa nela é o sensor… se ele não for de qualidade, o equipamento pode ter 20 mp e a foto não vai ser boa!
Na realidade, a quantidade de megapixels tem mais a ver com o tamanho da foto (10×15, 20×30, por ex.) que com a qualidade da mesma… se associada a um bom sensor, o resultado vai ser uma imagem de qualidade que pode ser bastante ampliada. Minha primeira câmera foi uma Sony P93, com 5.1 mp, se não me engano, e, para aumentar o espaço no cartão de memória, eu só clicava com 1 mp… na boa? As fotos daquela bichinha (tenho e uso até hj) são muuuuuito melhores do que as da Sony de hoje em dia, que possuem 14, 15, 16 mp. A explicação é simples – a Sony mudou o tipo e a qualidade do sensor!
Hoje tem muito equipamento no mercado, estão vendendo muito gato por lebre rsrsrsrs, por isso é legal pesquisar bastante antes de se decidir por uma câmera, afinal não é nada barato!
Também não me arrependi nem um pouquinho de comprar minha D90, e concordo com vc, não adianta comprar uma dessas sem saber usar… fica difícil até de escolher! Eu só me decidi por ela quando já estava no curso 🙂
Desculpe pelo comentário longo, e parabéns pelo site!!
bjss!
Tatiana Michels
28/11/2011 at 12:24Imagina, eu que agradeço o comentário, aprendi um montão de coisas 😀
Ly
28/11/2011 at 12:55As pessoas esquecem que camera profissional é pra quem quer ser fotógrafo… Ou pra quem precisa de uma camera pra N trabalhos. E não simplesmente pra tirar ftos no espelho e das festinhas.
Existem cameras compactas que tiram ftos de qualidade, e que da pra guardar no bolso! ou seja vantagem. Mais as pessoas não veem isso. É muito engraçado… Ja vi (várias) pessoas comprarem cameras profissionais, e depois venderam pra comprar uma “menos encrementada” ou seja, perdeu tempo. Claro que se vc tem dinheiro e quer gastar pra comprar uma profissional pra tirar o mesmo tipo de fotos que vc tiraria com uma compacta, quem se importa. So acho engraçado o comportamento das pessoas.
Isso não é uma critica a vc, é so um desabafo geral.
Tatiana Michels
28/11/2011 at 12:56Imagina Ly 😉
Por isso que eu falo: não adianta comprar câmera DSLR se você não sabe mexer hehehe
Mas ó, poderia ter colocado o seu e-mail verdadeiro viu… Ele não é divulgado 😉
Beijos
Elisa
28/11/2011 at 17:18Oi, Tatiana.
Adorei o post. Quero comprar uma camera compacta. Estou na dúvida entre a Samsung PL120 e a sony W350. O que me atrai na sony é a lente carl zeiss que sei q é muito boa, já tive duas máquinas sony com ela e eram ótimas (pena que roubaram! 🙁 ). Só que vi comentarios que a qualidade do vídeo não é boa, enquanto a da samsung filma em HD.
Como é a qualidade das fotos da samsung?
Qual a tua opinião? Conhece a sony w350?
bjs
Tatiana Michels
28/11/2011 at 17:20Oi Elisa!
Meu conhecimento de compactas é muito pequeno 🙁
Tem vários reviews em blogs especializados, vale a pena dar uma olhada 🙂
Beijão!
eliane silva da costa
01/11/2012 at 19:08Olá, conhecer teu blog mudou muito meu modo de ver as coisa.. Até mesmo me arrumar mais um pouco… Agradeço muito você por passar profissionalismo naquilo que faz … Parabéns.
Tatiana Michels
01/11/2012 at 19:17Que amor Eliane, fiquei muito feliz com o seu comentário ♥
Um beijo enorme!