22 In Cabelos

Shampoo com sal ou sem sal? Opinião profissional sobre as Verdades e Mitos

null

Há quem diga que o sal é apenas um espessante e há quem diga que é algo que faz um mal danado as madeixas. Então é hora de falarmos um pouco mais sobre esse assunto e desmistificar alguns “mitos” e saber o que realmente acontece com o famoso sal nos shampoos.

Sim, o sal realmente é apenas um espessante no shampoo, algo que ajuda a dar a consistência e fazer o produto passar de detergente à shampoo. Sua fórmula pura é o cloreto de sódio, que ao ser misturado com o resto dos ingredientes se devolve completamente. Se não houvesse sal nos shampoos não haveria espuma e muito menos a sua textura cremosa, seria algo líquido sem graça e não teríamos a impressão de limpeza!

null

É difícil depois de tantos mitos e lendas urbanas sobre o sal colocar na cabeça das pessoas que o sal não é um vilão. As grandes marcas de cosméticos no mercado tiram proveito disso, lançando inúmeras linhas de tratamentos e xampus com outros princípios ativos que acabam sendo mais caros e conseqüentemente encarecendo o produto para o cliente final. Portanto todo esse blá, blá, blá, (em minha opinião) não passa de uma grande jogada de marketing das grandes empresas para vender mais shampoos, assim como milhões de extratos de sei lá o que e inúmeras fragrâncias que encontramos no mercado!

null

Deixemos bem claro que o sal não influência na estrutura do fio e conseqüentemente também não influencia nos tratamentos químicos. O que realmente mexe com as madeixas é o ph do shampoo.

O cabelo é formado por cadeias de proteínas ligadas entre si por pontes de hidrogênio e sulfeto, seu ph natural é ácido variando entre 4 e 5. Para alterar esse equilíbrio depende do seu principio ativo e não do sal. Portanto, o único shampoo que deve ser evitado como manutenção em processos químicos é o shampoo anti-resíduos (limpeza profunda) – que tem a capacidade de remover até pigmentos de coloração e também a famosa progressiva.

null

Créditos da Matéria:
Texto: Franco Sanabria
Editoração gráfica: Tatiana Michels
Imagens: Getty Images

You Might Also Like

22 Comments

  • Reply
    maurine
    17/12/2010 at 20:15

    amém! Até que fim um profissa falando algo decente! TEm muitos que ajudam a espalhar essa abobrinha por aí! Amém! Só q parte do anti resíduos, tem uns agora com o ph mais baixo, como o da avlon e o da netrugena, pra não desbotar oc abelo. Mas enfim, 100% i post!

  • Reply
    Nanda
    17/12/2010 at 20:17

    Nossa, to chocadassa.
    E mais do que tudo me sentindo super lesada!

    Mandou benzao Franco

  • Reply
    Joana
    17/12/2010 at 22:23

    Na verdade o shampoo sem sal tem muito sal porque o Lauril Sulfato de Sódio (detergente que está presente em 99% dos shampoos) é um sal e ele é grande vilão. É ele quem é responsável pela grande maioria das reações alérgicas causadas pelo shampoo, é ele que polui o meio ambiente e é ele, que com o tempo, além de lavar a sujeito dos seus cabelos também acaba lavando toda a estrutura do fio.
    Então sim, o sal do shampoo influência demais na estrutura do fio, o problema é que todo mundo fala do sal errado!

  • Reply
    Joana
    17/12/2010 at 22:33

    Vale apena ler isso aqui: http://www.borboletando.org/2010/07/a-culpa-e-do-sulfato-shampoo-sem-sal/

    Depois de 6 meses usando shampoo sem Lauril, só Deus e eu, sabemos o quanto meu cabelo mudou. Meus fios não embaraçam mais, o volume tá ótimo, os fios estão sempre brilhantes e macios… Todo mundo percebe e pergunta o que eu fiz.

  • Reply
    Lidianycs
    17/12/2010 at 22:42

    AHAHHAHAAH
    EU SEMPRE SOUBE QUE ISSO ERA MARKETING!

    Rpz qqr pessoa que tenha um mínimo conhecimento de Química (digo a matéria) e não química no sentido de produtos químicos como mtos dizem, percebe que isso é um engodo para vender mais tipos de produtos.

    Se não tivesse sal, não fazia espuma 😛

    Besta é quem prefere shampoo sem sal AUSHUAHSUHA

    ÓTIMO POST!

  • Reply
    Rinoa
    18/12/2010 at 17:32

    Ótimo post! Levando em conta que teu blog fala sobre assuntos de beleza em geral, uma boa dica de post seria desmistificar o que existe sobre os componentes de shampoos, condicionadores, maquiagens e produtos em geral!
    Teve há um bom tempo atrás, acho que faz mais de um ano, que a revista super interessante publicou algo mas foi bem ‘pincelada’ …
    Um dos mitos bem populares é que o composto mencionado pelo comentário acima, o laril sulfato de sódio cause cancer …. e sobre os desodorantes, que causariam cancer de mama nas mulheres pq agem diretamente na pele e nao causa nos homens pq neles o desodorante fica nos pelos e não na pele.
    E outro mito popular tb é sobre os absorventes internos, que teriam em sua fórmula algo que os hoax chamam de ‘dioxinas’, o que induziria as mulheres a menstruarem mais …

    enfim 😀 sorry pelo comentário imenso.

    • Reply
      franco sanabria
      19/12/2010 at 17:00

      então fiz muitas pesquisas, e componente dito cujo, já analisado pela anvisa e outros, não é causa câncer, mas vou deixar o assunto para um novo ´post!

      • Reply
        Rinoa
        20/12/2010 at 02:27

        não não, eu não disse q VC disse que causa cancer!
        disse que é um mito bem comum da internet! tem varios emails que circulam por ae dizendo q o LSS causa cancer ….

  • Reply
    Dalvania
    19/12/2010 at 07:16

    Pra mim, o que realmente faz mal aos cabelos é o sulfato presente no shampoo (sulfato é o principal ingrediente de detergente de cozinha, pra vcs terem uma idéia).
    O “sal” a que as marcas se referem é o cloreto de sódio – sal de cozinha – que como o Franco falou não fede nem cheira.
    Podem procurar por “Sodium Laureth Sulfate” ou “Sodium Lauryl Sulfate” nas embalagens de shampoo “sem sal”.

  • Reply
    Dalvania
    19/12/2010 at 07:18

    Esqueci de comentar, sulfato também é sal!

  • Reply
    Joelma
    19/12/2010 at 08:46

    por duas vezes tentei usar shampoo sem sal e sinceramente odiei, meu cabelo ficava parecendo uma palha, não uso mais

    • Reply
      Jacque
      20/12/2010 at 14:27

      Pois é Joelma…realmente o cabelo fica uma ‘palha’ nas primeiras lavagens mas eu axo q seja por causa da ‘mudança de substâncias’…eu tb já usei sem sal, e às vezes intercalo…qnd mudo do ‘com sal’ pro ‘sem sal’ meu cabelo sempre ‘reclama’ mas logo acostuma e fica mais brilhoso…rsrs

  • Reply
    Héstia
    19/12/2010 at 09:11

    Hum
    Muito legal esse post com as verdades e mitos! Logo quando começou o blá blá blá sobre shampoo sem sal eu comprei um kit $$$ e não gostei .. pouco tempo tempo depois uma moça que estava por aqui administrando uma oficina disse que isso de shampoo sem era jogada de marketing e eu voltei ao mundo da realidade ;P Mais eu estou usando uma linha sem sal e estou in love com ela porque meu cabelo está ficando lindo. Mesmo sem fazer aquela espuma que eu amo sinto meu cabelo limpo sim. Mais eu sei que isso de sal ou não sal não tem diferença alguma.

  • Reply
    Giselle
    20/12/2010 at 07:35

    Amei o post! Tem muita lenda urbana sobre isso mesmo. O que uso é do Boticário e tem sal, mas acho ótimo. Meu cabelo não tem química nenhuma, nunca nem pintei ou dei chapinha e por isso sempre achei que não tem problema usar com sal. Adorei saber que não estou fazendo algo errado!

    =*

  • Reply
    Ludmila Bessa
    20/12/2010 at 13:46

    Pode ser psicológio, mas é impressionante como shampoo com sal me dá coceira rs

    Beijos

  • Reply
    Mii
    20/12/2010 at 14:23

    Por mais que digam que shampoo sem sal e isso ou é aquilo, toda santa vez que uso um meus cabelos ficam parecendo palha: uma coisa horrorosa!
    Pra mim a melhor coisa até hoje foi combinar, um shampoo pré-limpeza (geralmente da johnson’s) + shampoo transparente sem sal + shampoo leitoso (geralmente pantene). Sim, pareço a louca dos shampoos toda vez que vou tomar banho mais é só assim que funciona.
    Adorei o post, btw.
    Beijos!

  • Reply
    Jacque
    20/12/2010 at 14:33

    Puxa…achei o máximo esse post…
    Como o Franco comentou ali q vai fazer outro post falando mais do LSS, fica o pedido pra nesse post tb conter dicas de shampoos sem esse componente pq parece q só importado mesmo :-(… (segui o link q a Joana colocou ali acima).
    Bjos.

  • Reply
    Natalia
    28/12/2010 at 22:50

    Gostaria de sugerir uma matéria sobre as técnicas de no-poo/low poo, muito indicadas para cabelos cacheados, e que a maioria dos cabelereiros desconhece (ou ignora deliberadamente). Venho realizando a técnica há 6 meses, desde que uma má profissional quase acabou com meu cabelo (quebra química) após um relaxamento mal feito, e tenho a convicção de que por causa disso ele não quebrou ainda mais, e ainda ficou lindo. Antes que alguém questione, não, o cabelo não fica sujo, pesado, nem fedido, ou seja, usar shampoo diariamente é um atentado contra os cabelos (cacheados e secos, como os meus).

  • Reply
    Paty
    05/01/2011 at 19:02

    Essa historia de shampoo sem sal sempre foi marketing, e o unico sal que eles se referem é o cloreto de sodio usado pra espessar o shampoo. Talvez o shampoo sem sal melhora o aspecto dos cabelos por causa dos outros ingredientes que usam pra espessar o shampoo no lugar do sal, que na maioria das vezes sao agentes condicionantes tambem. Gostei muito do post.

  • Reply
    dina
    09/03/2012 at 22:48

    eu usei champu e condicionador monange me deu uma tremenda coçeira na cabeça que ñ sei o que fazer já fiz de td que me ensinaram mas ñ teve jeito

  • Reply
    Cintia de Oliveira
    07/10/2012 at 23:08

    Eu faço escova progressiva,e o cabeleireiro não me recomenda usar xampoo com sal,agora estou na dúvida,mas evito usar,não vejo muita diferença,mas prefiro não arriscar,será que tira tira mesmo a química?

    • Reply
      Tatiana Michels
      08/10/2012 at 18:39

      Oi Cintia.
      Para este caso o ideal mesmo é usar produtos específicos para cabelo com progressiva 🙂
      Beijos.

    Leave a Reply